GRAUS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Uso excessivo de eletrônicos é prejudicial ao desenvolvimento infantil

Atualmente a ciência fala não só de um tipo de autismo, mas graus diferentes, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa.

O autismo não é um transtorno único, mas sim um espectro de transtornos que podem variar em intensidade e em características, a depender de cada indivíduo.

Para definir a grande abrangência do autismo, usa-se o termo “espectro”, pois há vários níveis de comprometimento — desde pessoas com outras doenças associadas (chamada de comorbidades), como deficiência intelectual, até pessoas que têm uma vida comum, independente, porém, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram esse diagnóstico. ( www.tiismo.com.br)

 De acordo com o DSM-5 os níveis de gravidade do TEA são:

– Leve: Necessita de pouco suporte. Déficits na comunicação social, dificuldades em iniciar interações sociais, respostas atípicas, interesse reduzido nas relações sociais, problemas de organização vê planejamento o que dificulta a independência, inflexibilidade mental.

– Moderado: Necessita de apoio substancial, prejuízos sociais aparentes, inflexibilidade mental, comportamentos restritos e repetitivos aparecem com frequência. Estresse ou dificuldade em mudar de foco ou ação.

– Severo: Necessidade de apoio muito substancial, déficits severos na comunicação verbal e não verbal, interação social muito limitada, extrema dificuldade em lidar com mudanças, comportamento restritos e repetitivos que interferem no funcionamento de todas as esferas, grande estresse ou dificuldade em mudar de foco.

É preciso estar atento aos sinais de alerta precoces e iniciar os tratamentos especializados o quanto antes.

O autismo não é uma sentença imutável!

O indivíduo pode transitar dentro do Espectro Autista, adquirir habilidades, potencializar talentos.


Dra. Janiele Santos

Terapeuta Ocupacional | Pós em TEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *