Autismo

No ensino de novas habilidades, a criança pode precisar de alguma forma de ajuda para iniciar e obter a resposta correta em uma determinada tarefa.

Uma técnica que ajuda a criança a obter essas respostas corretas é o Prompt.

Você utiliza o Prompt não só para obter respostas corretas, mas também para a criança se sentir bem com suas respostas acertadas, ao se sentir estimulado e recompensado, ela terá mais probabilidade de emitir respostas independentes na próxima vez.

Tipos de ajuda Prompt:

  • Físico: É quando você fisicamente ajuda a criança a encontrar a resposta certa. Ex: Você diz “Toca o nariz” e o ajuda fisicamente a tocar o nariz.
  • Verbal: É quando você diz a resposta que você quer ouvir. Ex : “O que é isso? E dá a resposta ” bola” e a criança diz “bola”, oferecendo um reforço logo em seguida.
  • Modelo: É quando você modela o comportamento que você quer que a criança tenha. Ex : ” Toque o nariz “você toca o nariz para mostrar a criança e ela a imita. Ofereça o reforço imediatamente.

É importante que seja elaborado um plano de desvanecimento (retirada) das ajudas para que as crianças não se tornem sempre dependentes dos estímulos Prompt, menos ênfase a cada sucesso até não necessitar mais usá – lo.

” Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo para a aprendizagem! “

Maria Montessori.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *