É comum surgir essa dúvida no consultório, e de forma geral o ideal é que você faça o que lhe deixe bem e satisfeito com seu próprio corpo, desde que seja condizente com sua saúde.
Como o nutricionista é o profissional que é procurado para dar uma orientação e ajudar nessa decisão do paciente, eu procuro me basear na composição corporal como parâmetro para definir um objetivo ( claro, além dos exames bioquímicos) junto a ele.
- Se seu % de gordura e o IMC estão altos e a massa muscular normal, o ideal é que o foco seja primeiramente na redução de gordura.
- Mas existem casos nos quais o IMC esta normal e o % de gordura está alto por conta da baixa massa muscular, são pessoas conhecidas como “falsas magras”, a qual é visualmente magra mas acaba tendo muita gordura localizada, neste caso é mais interessante focar na dieta e treino para hipertrofia muscular.
- E quando seu IMC está normal, o % de gordura e a massa muscular também estão bons, procuro deixar a decisão para o cliente, mas sempre faço uma perguntinha que orienta melhor essa decisão: o que lhe incomoda mais no momento?
- Quando tanto peso, % de gordura e massa magra estão baixos, aí não tem jeito, é aumentar massa magra e peso também, até ficarmos dentro de um parâmetro adequado. Lembrem que um % de gordura extremamente baixo também não é saudável.
Lembrando que nos três casos é de extrema importância o treinamento com carga para manutenção na massa magra.