Muitas vezes os pais percebem que seus filhos estão enfrentando dificuldades para comer e se sentem confusos pois muitos familiares, conhecidos e até mesmo alguns profissionais dizem : “vai passar com o tempo”, ” é só uma fase” , “se ele tiver com fome vai comer ou o que é pior, “não come porque não quer”.
Precisamos compreender que a habilidade de alimentação é aprendida através de experiências multisensoriais, “COMER se constrói sobre uma base de experiências positivas e apropriadas e de acordo com o desenvolvimento” (Marcha Dum Klein)
SELETIVIDADE ALIMENTAR:
- A criança apresenta diminuição da variedade ou quantidade de alimentos.
- Geralmente consome 20 ou mais alimentos.
- Seleciona os alimentos por categoria, seja por tipo de textura , temperaturas, cores por um determinado tempo, variando por semanas ou meses.
- Tolera novos alimentos no prato e é capaz de provar , tocar alguns alimentos ainda que com muita resistência.
- Requer mais de 20 a 25 apresentações para aceitar novos alimentos.
DIFICULDADE ALIMENTAR:
- Aceitação restrita e com pouca variedade de alimentos.
- Geralmente menos de 20 alimentos, recusa categorias inteiras de alimentos.
- Apresenta categoria de fuga, esquiva, medo quando os alimentos são apresentados.
- Quase sempre come alimentos diferentes da sua família.
- Não aceita formas diferentes de apresentação dos alimentos.
- Muitas vezes não aceita nenhuma proteína, ou nenhuma fruta.
- Requer mais de 25 apresentações para aceitar novos alimentos.
Intervenção Precoce é fundamental para que os prejuízos da Seletividade / difículdade alimentares não atinjam graus de severidade mais intensos, influenciando a saúde e o bem estar da saúde e o bem estar da criança , endocrinologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas são profissionais essenciais para tratamento dessas condições