HABILIDADE DE ALIMENTAÇÃO

Habilidade de alimentação

A habilidade de alimentação é aprendida de forma gradativa, alguns comportamentos dependem da aquisição de habilidades motoras mais refinadas como por exemplo o uso de utensílios como garfo,faca, servir líquidos, que dependem de um bom controle e planejamento motor.

É na primeira infância que a experiência com variados tipos de alimentos , contato com as texturas, aparência, cheiro, sabores determinarão e influenciarão nos futuros hábitos alimentares dos pequenos.

É de extrema importância levantar informações a respeito do histórico e costumes alimentares da criança e dos familiares a fim de influenciar no planejamento das ações a serem implementadas , a parceria com os familiares é essencial para o ensino de novos comportamentos alimentares .

Ter uma rotina de apresentação de novos alimentos e apresentá-los gradativamente iniciando com alimentos semelhantes aos que já estão inseridos no contexto alimentar da criança, dar o exemplo (os familiares são espelho) , deixá-las experência-los de diferentes formas como lamber, cheirar, tocar, brincar é de extrema importância nesse processo.

Algumas crianças apresentam dificuldades, restrições e seletividade alimentares significativas, nesse caso torna-se extremamente importante uma avaliação com profissionais especializados como gastroenterologista, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Lembrem-se: Comer vai muito além de mastigar e engolir os alimentos, envolve questões sociais e afetivas necessárias para o desenvolvimento da autonomia e independência do indivíduo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *