COMO MELHORAR A CONSTIPAÇÃO/ PRISÃO DE VENTRE

Sabemos o quão importante é um bom funcionamento intestinal para melhora da nossa saúde geral, melhor absorção de nutrientes, redução de ansiedade, humor melhora, digestão, redução de peso e gordura corporal… entre outros.

E como fazer ele funcionar bem? Seguem algumas dicas simples mas super importantes:

1- Alimentação é o fator mais determinante, além de consumir a quantidade adequada de fibras através do consumo de pelo menos 400g de frutas e verduras, além de consumir alimentos como aveia, psilium, chia…

Deve também reduzir alimentos que tem potencial inflamatório para o intestino, como: frituras ,industrializados, farinhas refinadas, excesso de gordura saturadas ( origem animal).

2- ÁGUA: O Básico do básico e ninguém faz. Gente, se vocês estão comendo fibras e não bebem água, o efeito delas será o contrário, vai te deixar mais constipado. beba água.

3- equilibrar a microbiana intestinal: a disbiose é uma alteração nas baterias intestinais muito comum em quem tem má alimentação, esse desequilíbrio faz com que ocorra um aumento das bactérias ruins.

Nessas situações é interessante o consumo de probióticos, fibras que estimulam o crescimento de bactérias boas no intestino e probióticos (suplemento ou através de alimentos como kefir, kombucha), que são bactérias benéficas ao nosso organismo. Nesse caso é importante conversar com um nutri.

4- atividade física, é um dos fatores que mais auxiliam e estimulam os movimentos intestinais, só mais um dos benefícios dela, né?

Então estão aí os pontos chaves para uma melhora da sua função intestinal.
Além disso a saúde mental, boa noite de sono é essencial e lembre-se de não tomar medidas como uso de laxantes e chás que podem irritar ainda mais seu intestino.

Lembrando que

Em casos de doenças associadas como intestino irritável, SIBO, intolerância a lactose e outras doenças intestinais, o tratamento deve ser mais especifico e individualizado, sendo as vezes necessário a redução do consumo de grupos alimentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *