COMPORTAMENTO DISRUPTOS EM CRIANÇAS COM TEA!

Comportamento disruptos em crianças com TEA

Umas das principais queixas dos familiares é em relação aos comportamentos disruptivos emitidos em crianças com TEA.

Mas o que são comportamentos disruptivos?

São respostas indesejadas (comportamentos inadequados) emitidas pelas crianças como: birras, agressões, auto lesões…), que podem afetar o aprendizado, a interação social, o bem estar e a saúde das crianças.

Geralmente esses comportamentos ocorrem por quatro motivos: ganhar atenção social, se esquivar ou fugir de uma determinada demanda, ter acesso há algum objeto tangível, desconforto ou sofrimento sensorial.

É importante primeiramente identificar qual a função do comportamento indesejado, uma análise funcional, identificando os antecedentes e as consequências reforçadoras que mantém essas respostas indesejadas.

Não reforçar a resposta inapropriada e ensinar o comportamento adequado para substituir o comportamento inadequado, sempre com o objetivo de criar novos repertórios comportamentais para o desenvolvimento dessas crianças.

É importante lembrar que as extinções radicais de controles podem ter efeitos aversivos e aumentar a intensidade e frequências desses comportamentos indesejados, tudo deve ser feito de forma gradativa , incluindo as motivações ( reforços) para aumentar a probabilidades das respostas positivas. 


> Mais do mesmo autor: Dra. Janiele Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *