PROBLEMAS MENTAIS DURANTE A GRAVIDEZ

Precisamos falar sim de transtornos mentais durante um dos pedidos mais importantes para muitas mulheres.

Quando se fala de distúrbios emocionais e gravidez, é muito comum a associação à depressão pós-parto.

Porém, um estudo do King’s College London, mostra que os problemas de saúde mental podem aparecer ainda durante a gestação.

Segundo a pesquisa, uma em cada quatro grávidas pode apresentar esse tipo de problema. Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores acompanharam 545 gestantes.

Às futuras mães foi aplicado um questionário com duas perguntas simples, pelo qual os pesquisadores descobriram que ansiedade (15%), depressão (11%), distúrbios alimentares (2%) e o transtorno obsessivo compulsivo (2%) foram os problemas mentais mais comuns entre as grávidas.

Em alguns casos, elas apresentaram a combinação de mais de um distúrbio ao mesmo tempo.

A gravidez facilita o aparecimento de problemas de saúde mental, sobretudo nas mulheres que já apresentaram problemas anteriormente.

Isso acontece especialmente por conta da oscilação hormonal típica dessa fase, que altera o humor da mulher.

Então é preciso um olhar atento da própria grávida e das pessoas que convivem com ela para identificar qualquer mudança brusca no comportamento e buscar ajuda o quanto antes.

Alterações alimentares, instabilidade emocional, agitação, falta de comunicação e insônia são alguns sinais de que pode haver algo errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *