Autismo

Além da plasticidade ser maior nos primeiros anos de vida, acontece também nessa época um fenômeno importante chamado ” PODA NEURONAL”.

Esse fenômeno pode ser descrito como o momento em que o cérebro “descarta” os neurônios que até então não se desenvolveram ou não estavam sendo utilizados da maneira adequada.

O cérebro passa a reconhecer quais conexões tem sido mais utilizadas com maior frequência e reforça esses circuitos em forma de memória. Realizando uma “auto limpeza”.

As sinapses que envolvem “neurônios competentes e ativos na rede ” são as que permanecerão e a funcionalidade de cada um desses circuitos neuronais é o que nos permitirá aprender , memorizar, perceber, sentir, mover-nos, somar, emitir, desde repostas reflexas até às mais complexas.

Essa poda neural ocorre de forma bem intensa próximo aos 2 anos de idade, próximo aos 15( poda da esquizofrenia) e outras ao longo do desenvolvimento neurológico.

Suspeita-se que em crianças com TEA , essa “poda” seja diferente, ou ocorre uma falha nesse processo de regeneração e poda ,alterando alguns circuitos cerebrais, por isso as crianças com TEA, podem regredir, perder algumas habilidades que já haviam desenvolvido (até mesmo parar de falar ) .

Quanto antes iniciar a intervenção , mais eficaz será o tratamento e a criança poderá recuperar habilidades e desenvolver outras.

E fica o ALERTA: PERDA DE HABILIDADES EM QUALQUER IDADE DEVEM SER INVESTIGADAS COM BASTANTE CUIDADO E ATENÇÃO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *