Os benefícios da Reflexologia

O que é reflexologia?

A reflexologia (ou reflexologia do pé) é uma terapia baseada no princípio de que existem áreas pequenas e específicas de inervação nas mãos e pés que correspondem a grupos ou órgãos musculares específicos do corpo.

Nesse sistema, as terminações nervosas nas extremidades fornecem um “mapa” do resto do corpo. Através da aplicação de pressão em áreas específicas das mãos ou pés, diz-se que a reflexologia promove benefícios como relaxamento da tensão, melhora da circulação e suporte da função normalizada na área relacionada do corpo.

Como a reflexologia difere da massagem, Reiki ou acupuntura?

Muitas pessoas confundem reflexologia com massagem, Reiki ou acupuntura, mas existem diferenças essenciais entre essas terapias.

Os massoterapeutas manipulam áreas maiores de tecidos moles no corpo, enquanto os reflexologistas aplicam pressão em pontos específicos nos pés, mãos e ouvidos.

Ao contrário da massagem ou da reflexologia, o Reiki não envolve nenhuma manipulação ou pressão física, mas usa um leve toque para trabalhar com o sutil campo vibracional que envolver o corpo.

Finalmente, assim como a acupuntura a reflexologia também se utiliza de pontos no corpo para influenciar outras partes e a acupuntura usa pontos em todo o corpo.

Embora essas sejam práticas totalmente diferentes, uma coisa que todos têm em comum é que às vezes são usadas para ajudar a gerenciar os sintomas associados ao estresse. 

Para que a reflexologia é usada?

Em termos gerais, a reflexologia visa reduzir o estresse generalizado e ajudar o corpo a alcançar um estado de relaxamento profundo e homeostase (ou seja, o equilíbrio ideal entre os sistemas bioquímicos e outros sistemas do corpo).

Que o ato de massagear os pés ou as mãos é uma experiência agradável e relaxante para a maioria das pessoas, não temos dúvidas.

Mas essa terapia, além de promover o alívio do estresse e uma sensação de bem-estar, pode ser um tratamento complementar especialmente útil para neuropatia das pernas, pés e dedos dos pés.

Apesar da reflexologia não ser usada para curar doenças, milhões de pessoas em todo o mundo a utilizam para complementar outros tratamentos ao tratar de condições como ansiedade, problemas cardiovasculares, diabetes, dores de cabeça, TPM e estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *