Idosos e Medicamentos

Como organizar os medicamentos?

Quais os principais cuidados de armazenamento?

Muitos idosos tomam medicamentos prescritos, medicamentos vendidos sem receita, vitaminas e outros suplementos, como ervas ou remédios caseiros, todos os dias. Tomar muitas pílulas diferentes pode causar efeitos colaterais ou até aumentar problemas já existentes.

Mantenha a lista dos medicamentos visível!

Anote o que você está tomando e quais são os horários de cada medicamento. Mantenha uma lista com você e outra em casa, a vista de todos. É muito importante que seu médico, familiares e cuidadores conheçam todos os medicamentos ou pílulas que você está tomando.

Atualize a lista a cada consulta ou mudança e inclua também qualquer orientação específica (Nome do remédio, dosagem e quantas vezes você precisa tomar por dia).

Sempre que for para uma consulta medica, leve sua lista de pílulas, vitaminas ou medicamentos que você toma – mesmo que você compre as pílulas sem receita médica.

É importante que seu médico saiba todos os medicamentos que você usa para que não haja contraindicações entre uso de um remédio ou outro.

Sempre verifique com seu médico antes de tomar qualquer novo medicamento. Tome todos os medicamentos conforme as instruções e informe imediatamente o seu médico se um medicamento ou pílula parece estar causando problemas ou efeitos colaterais.

  • O medicamento é de uso exclusivo do paciente e não deve ser usado por outra pessoa sem autorização médica.
  • Respeitar o tempo de tratamento indicado pelo seu médico. Interromper ou estender a medicação por conta própria, pode resultar em problemas à sua saúde.
  • Em caso de reações adversas, suspender o uso do medicamento e procurar orientação médica.
  • Não utilizar o medicamento com a data de validade vencida.· Em caso de alteração de cor, odor, consistência ou sabor, procurar seu farmacêutico para esclarecimentos.
  • A automedicação é prejudicial à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *