Porque se tornaram tão populares?
Tem algum efeito colateral?
As terapias naturais abrangem uma ampla gama de disciplinas, todas com o objetivo de tratar o bem-estar físico e emocional do cliente sem recorrer aos medicamentos convencionais.
A maioria dessas terapias opera fora da área médica, embora haja exceções.
Existe ainda, uma aceitação crescente de muitas terapias naturais pela comunidade médica, o que se reflete no crescimento de práticas que oferecem uma abordagem integrada aos cuidados de saúde.
Até planos de saúde já estão aceitando e estendendo cada vez mais a cobertura para uma variedade de terapias naturais, incluindo tratamentos de quiropraxia, acupuntura e massagem, entre outros.
Uma das principais atrações das terapias naturais é que a grande maioria delas tem poucos ou nenhum efeito colateral e é livre de drogas.
Isso contrasta com os medicamentos convencionais, que frequentemente têm consequências pela duração em que são prescritos.
Talvez por isso, o termo medicina complementar está ganhando popularidade, o que reflete sua presença crescente como contrapartida aos tratamentos médicos convencionais.
Outro motivador é a crescente necessidade de uma liberação do estresse associado ao nosso estilo de vida moderno e rápido.
Foi demonstrado que o estresse leva ao ganho de peso e também reduz nossa resistência a doenças e enfermidades.
Muitas terapias naturais oferecem benefícios terapêuticos, geralmente associados ao relaxamento aliviando o estresse e a tensão, vide a popularidade do yoga e meditação.
Muitas terapias naturais também adotam uma abordagem holística e não invasiva à saúde e à cura.
A abordagem holística leva em consideração os aspectos físicos e emocionais da saúde de um indivíduo, com o objetivo de evitar impactos negativos, como doenças e agravos.
Embora não descartem os muitos benefícios da medicina convencional, os defensores das terapias naturais apenas pedem que aos céticos que mantenham a mente aberta e talvez se permitam explorar outras vias de cura.
O paradoxo inerente é que a ciência e a inovação tecnológica em curso acabarão lançando uma nova luz sobre o benefício de muitas terapias naturais, o que será certamente uma coisa boa para todos nós