O impacto do sono na imunidade.

Sono

A preocupação com imunidade tem sido bem maior nesse período de pandemia, e é importante saber que a imunidade se fortalece através de vários fatores.
A alimentação tem um papel importante, mas o SONO tem também papel fundamental. ⁣
A interação entre sono e sistema imunológico tem sido sistematicamente estudada na última década.
A restrição de sono ou noites mal dormidas podem reduzir a produção de anticorpos, além de aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse) que também tem impacto na imunidade.
O sono adequado também é importante para metabolização de radicais livres e recomposição de funções cardiorespiratórias.
Agora me conta, como anda seu sono ? Tem dormido a quantidade de horas adequada e chegado a um sono de qualidade (sono REM) ?⁣
Algumas estratégias nutricionais podem auxiliar a melhorar essas noites mal dormidas:

  • Chás consumidos antes de dormir (camomila, maracujá, angélica, mulungu).
  • Algumas frutas como kiwi, banana, abacate.
  • Evitar alimentos estimulantes (café, coca cola, chá verde/mate/branco/preto), energéticos.
    Além disso fazer higiene do sono é fundamental, como:
  • Deitar sempre no mesmo horário;
  • Desligar luzes;
  • Evitar mexer no celular ou assistir TV próximo ao horário de dormir.

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